fim de mundo com lan-house

...

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Vida longa, arte efêmera

Diário de uma catita, de Bruna Beserra

Uma xilogravura editada no computador, rugas impressas em tecidos expostos em varais, intervenções urbanas e até mesmo histórias em quadrinhos compõem a diversidade de técnicas, temas e abordagens da exposição De Última Hora, resultado dos trabalhos de conclusão do curso tecnológico em Artes Visuais do semestre 2009.1. do Instituto Federal do Ceará. Ao todo são dez artistas,cujas obras ficam em exposição no Alpendre de 13 a 17 de agosto.

Longe de coesão, os trabalhos apresentados mostram refratam a realidade em suas principais possibilidades de representação. A reflexão sobre o tempo e a memória estão presentes no trabalho de Cecília Shiki, a qual imprimiu fotografias das rugas de sua família e as imprimiu em tecido. Já Bruna Beserra preferiu colocar seus próprios retratos ao dispor dos passantes da rua: nem menos nem mais importante é essa auto-representação do que a curiosidade dos que passam.

YHVH, de Diogo Braga

Diogo Braga, por sua vez, continua sua pesquisa sobre a iconografia religiosa através de uma apropriação criativa e não menos poderosa ao criar um vídeo que apresenta uma criatura com ares de santa católica envolta em uma atmosfera de medo como de uma Samanta, a menina-fantasma de o chamado, em uma versão esdruxulamente católica. Ainda entre outros destauqes, temos o aprofundamento da pesquisa de um dos membros do grupo Acidum(o qual mantém seu anonimato) sobre grafite, intervenção urbana e as maneiras de encarar a loucura.

SERVIÇO: De Última Hora, exposição com os trabalhos de conclusão de curso dos alunos do IFCE. No Alpendre - Casa de Arte, Pesquisa e Produção (Rua José Avelino, 495 - Praia de Iracema). Grátis. Informações: 3219 2362.

Nenhum comentário: